Terminou o ensino fundamental ou médio agora ou está em busca de uma recolocação profissional? Os cursos técnicos podem ser uma excelente opção para você. Confira!
O termo curso técnico ainda gera muitas dúvidas e inseguranças. Para te ajudar e tirar essas dúvidas, fizemos este texto para você.
Para começar, você sabe o que são os técnicos? São cursos práticos com objetivo de formar trabalhadores, de preparar as pessoas para o mercado de trabalho. Eles podem ser divididos em três categorias, são elas:
Curso Técnico Integrado
Essa opção está disponível para alunos que concluíram o ensino fundamental e desejam sair do ensino médio já com uma certificação profissional.
Funciona da seguinte forma, após a conclusão do ensino fundamental o aluno pode optar pela opção de Curso Técnico Integrado que substitui parcialmente o Ensino Médio, o aluno cursa o equivalente a um ano de ensino médio e depois de 2 á 3 anos de curso técnico.
Ao final do curso o estudante recebe o certificado equivalente à conclusão do ensino médio e o certificado de conclusão do curso técnico escolhido.
Com isso, o aluno consegue desenvolver as duas competências ao mesmo tempo.
Curso Técnico Externo, ou Concomitante
Nesta opção, embora o curso técnico não possa substituir o ensino médio, as aulas ocorrem de forma paralela ao Ensino Médio.
Para iniciar os estudos neste modelo de curso, o aluno precisa ter concluído o primeiro ano do Ensino Médio.
O curso pode ser feito dentro ou fora do ambiente escolar e o aluno pode assistir às aulas do curso técnico no contraturno, por exemplo, fazer o Ensino Médio de manhã e o curso técnico à tarde.
Ao final do curso o aluno sai do ensino médio pronto para entrar no mercado de trabalho.
Curso Técnico Profissionalizante ou Subsequente
A terceira e última opção é o Curso Técnico Profissionalizante, que é uma das opções mais conhecidas e procuradas de cursos técnicos, não só para aqueles estudantes que acabaram de sair da escola e querem entrar rapidamente no Mercado de Trabalho. Como também com quem busca uma recolocação profissional, mas não tem tempo de cursar uma faculdade, por exemplo.
Ao todo, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), existem 185 possibilidades de cursos técnicos, divididos em 12 categorias de grupos, são elas:
- Ambiente, Saúde e Segurança
- Apoio Educacional
- Controle e Processos Industriais
- Gestão e Negócios
- Hospitalidade e Lazer
- Informação e Comunicação
- Infraestrutura
- Militar
- Produção Alimentícia
- Produção Cultural e Design
- Produção Industrial
- Recursos Naturais
Para escolher esta opção de curso o aluno precisa ter concluído o Ensino Médio. A maior vantagem dos cursos técnicos é o tempo, mais rápido e prático do que uma faculdade, por exemplo.